Se você quer camisetas de boa qualidade, comece pelo tecido! Aprenda a escolher o melhor material para que ela vista bem, seja confortável, garanta uma boa definição para a estampa e continue em bom estado mesmo após as lavagens.

A satisfação de quem veste será maior se você souber identificar os melhores tecidos para camisetas estampadas. Quer saber como? Acompanhe este conteúdo!

Por que devo conhecer os tecidos?

O tecido não é apenas um detalhe, ele é a sua tela branca e matéria-prima, por isso você deve conhecê-lo muito bem. Antes de comprar, saiba quais os tipos disponíveis no mercado e para que são indicados.

Aproveite também este momento de pesquisa para descobrir qual o melhor acabamebto para seu tecido. Esse direcionamento fará com que a modelagem saia como desejado.

Quais são os tipos de tecidos?

Eles podem ser compostos por fibras naturais ou sintéticas. Os naturais incluem algodão, linho, lã e seda. Já os sintéticos podem ser de viscose, acetato, poliéster, nylon, acrílico e rayon. Conheça melhor os dois mais utilizados:

Algodão

Composto de tecido natural, é bastante confortável, resistente e flexível. Sua grande vantagem é o fato de absorver a transpiração, não deixando mau cheiro na roupa, como é comum em tecidos sintéticos. Também causa menos alergias e dura mais tempo, mas tem facilidade para amassar e desbotar de acordo com o uso.

Poliéster

Resistente, seca rapidamente e não amassa com frequência. Mas, se não usar a temperatura ou pressão correta na hora de estampar, ele queima com facilidade, podendo colocar toda a peça a perder. É um tecido prático e mais quente que o algodão. A ventilação é mais restrita, portanto pode aumentar a transpiração de quem veste.

Como devo estampar tecidos para camisetas?

Os tecidos têm características próprias e por isso suas estampas são feitas de formas diferentes. Os de fibra natural, como o algodão, podem ser trabalhados com silk, silk digital e transfer. O algodão e a seda não aceitam a sublimação.

Já os de fibra sintética são ideais para a sublimação. Os tecidos mistos, que possuem no mínimo 60% de sua composição sintética, também podem ser incluídos neste processo.

Como avaliar o fio?

Quanto menor a espessura do fio, maior será a sua qualidade. O algodão, por exemplo, vai de 24.1 até 30.1. Além disso, os fios podem ser “Cardados” ou “Penteados”: o penteado tem um tratamento melhor na hora da composição do tecido e portanto mostra um apresenta um toque mais macio.

Após suas pesquisas tenha um checklist para facilitar sua escolha:

  • tipos de tecidos;
  • influência da espessura do fio;
  • como funciona a estampa nesses tecidos;
  • vantagens e desvantagens das melhores opções.

Deu para entender quais são as opções de tecidos para camisetas oferecidas pelo mercado? Considerar a qualidade da roupa e a produção de sua estampa é o casamento perfeito para uma camiseta personalizada, em que você e o cliente fiquem satisfeitos com o produto final.

Gostou das nossas dicas? Então nos acompanhe nas redes sociais para ter mais informações relevantes sobre este assunto. Estamos presentes no Facebook, Twitter e Instagram!