Ter uma marca forte e de fácil reconhecimento é essencial para o sucesso da empresa. Para alcançar tais objetivos, é vital que você tenha um planejamento de marca muito bem estruturado, com o qual você identificará o seu público, seu posicionamento de mercado e compreenderá qual é a imagem que seus clientes têm de sua empresa.

Neste post, abordaremos a importância de um planejamento de marca e daremos algumas dicas de como fazê-lo. Boa leitura!

O que é um planejamento de marca?

Um planejamento de marca é um estudo completo para compreender o que é a empresa, como ela é vista por seus clientes e colaboradores, qual a sua posição de mercado em relação aos seus concorrentes, identificar pontos de melhoria em sua comunicação e apontar as possíveis soluções.

O primeiro passo para construir esse planejamento é a realização de uma pesquisa interna com seus colaboradores, afinal, eles devem conhecer toda a cultura organizacional da empresa (missão, visão e valores), bem como seus objetivos. Lembre-se de que, junto com seu logotipo e nome, eles também são a “cara” da sua empresa.

Se, durante a pesquisa, você identificou que eles desconhecem o que a sua marca representa, é por aqui que você deverá começar. A construção de uma marca é feita de dentro das empresas para fora. De nada adianta investir em marketing digital, se seus colaboradores não entendem os objetivos da empresa.

Qual a importância de um planejamento de marca?

Por meio do planejamento você identificará o perfil de seu público, o que possibilita direcionar os esforços de marketing de modo efetivo, transmitindo os valores de sua empresa para as pessoas certas.

Defina quais canais de comunicação serão utilizados, qual a linguagem a ser adotada, o conteúdo a ser desenvolvido e qual o momento certo de entrar em contato com o cliente. Desse jeito você atinge o públicos com a mensagem certa e na hora certa e a possibilidade de convertê-los em clientes cresce consideravelmente.

Confira algumas dicas para auxiliar em seu planejamento de marca:

1. Desenvolva sua identidade visual

Uma marca visualmente forte carrega muito mais credibilidade e confiança do que uma marca desleixada ou inconsistente. Tenha a certeza de que a sua identidade visual realmente transmite os valores e objetivos de sua empresa; se não faz isso, é uma ótima oportunidade para a sua empresa se atualizar.

2. Faça a distribuição de brindes

A distribuição de brindes para auxiliar na fixação de sua marca é uma excelente estratégia. Contudo, é preciso ter em mente que a escolha desses materiais deve ser feita com cuidado, afinal, uma empresa que afirma que preza pela qualidade oferecer um brinde mal feiro é muito contraditório.

Um exemplo: se você está pensando em distribuir camisetas com a sua marca para os clientes, faz muito mais sentido dar 100 peças de boa qualidade, que todos usarão e divulgarão a sua marca nas ruas, do que distribuir 300 camisetas de baixa qualidade, que além de passarem uma má impressão, jamais serão usadas e não vão gerar a divulgação extra que você espera. 

3. Invista continuamente

O mercado está em constante evolução e as empresas que não acompanham este ritmo perdem espaço para seus concorrentes. Revise seu planejamento sempre que possível, verificando o que está funcionando e o que precisa de mudança.

O planejamento de marca é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing de sua empresa. Se você procura bons resultados, é melhor fazer o seu planejamento o quanto antes!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o planejamento de marca, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas e novidades!