A pergunta de um milhão de dólares: O que é marketing digital? A resposta pode mostrar para você, empreendedor, um mundo de possibilidades infinitas onde sua empresa atinge os níveis mais altos de performance e sua marca fica mais forte.

Neste artigo vamos discutir o conceito de marketing digital, sua importância e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio. Preparado?

O que é marketing digital?

Chamamos de marketing digital todas as ações executadas na internet com o objetivo de divulgar uma marca. Produtos, serviços, ideias, projetos ou até personalidades fazem uso do marketing digital para atrair a atenção dos que estão navegando pela web. Para isso, textos, anúncios, imagens, vídeos e sons são produzidos e divulgados através das redes sociais e sites de busca.

As armas que serão usadas dependem do seu objetivo: vender mais, conquistar mais seguidores, manter um diálogo próximo ao público-alvo ou, simplesmente, tornar sua marca mais conhecida no ambiente digital. Encontre a que melhor se comunica com as pessoas que você deseja atrais e mãos à obra!

Por que o marketing digital é tão importante?

Com o alto volume de informação gerado pela internet, as pessoas ficaram mais rigorosas na hora de escolher as marcas que farão parte do seu dia-a-dia. Elas são “bombardeadas” por ofertas, convites, benefícios e promoções e, se a sua marca não for exibida a tempo, concorrentes vão ocupar o seu lugar.

É aí que o marketing digital entra: colocando as marcas em contato com o público na internet. Se você quer ser visto e lembrado, deve estar presente em todos os ambientes possíveis: sites, blogs, redes sociais, plataformas de vídeos ou de músicas, etc. Esteja em todos os lugares MESMO!

Quais os benefícios do marketing digital?

Por meio do marketing digital, você melhora o desempenho do seu negócio tornando-o mais conhecido. Vamos usar o exemplo de uma loja online de camisetas para entender as possibilidades que estão à sua disposição:

  1. fazer anúncios do seu produto nas redes sociais
  2. propaganda nas ferramentas de busca, diretamente para quem procura sobre assuntos relacionados às suas estampas
  3. escrever um blog sobre o assunto, atraindo público para a loja
  4. criar vídeos mostrando seus produtos e sua marca
  5. pagar para pessoas verem a sua página ou darem “like”, passando assim a receber o seu conteúdo sem qualquer custo

Além disso, consegue mensurar as interações do público com os anúncios e conteúdos divulgados, vendo quantas pessoas visualizam ou clicam em cada uma das suas postagens.

A flexibilidade do preço dos anúncios é outro ponto positivo.  Mesmo com um orçamento limitado, você pode começar a impactar o público-alvo e impulsionar o tráfego da sua página. Caso tenha verba disponível, há possibilidade fazer anúncios pagos de diversos tipos: pagar por clique no anúncio, por conversão (quando o cliente executa uma ação predeterminada), por “like” na página, entre outros.

Como aplicar o marketing digital?

O primeiro passo é compreender onde o seu público está e como ele se comporta no ambiente digital. Converse com os clientes atuais, avalie seus hábitos e verifique a atuação dos seus concorrentes para ter novas ideias do que fazer – e principalmente do que NÃO fazer.

Planeje um conteúdo de qualidade e direcione para o local onde o seu público está. Capriche na escolha dos textos e imagens, invista em anúncios no Facebook e links patrocinados, e coloque a sua marca bem na frente de quem pode te trazer o maior retorno sobre o dinheiro gasto com marketing digital.

Acompanhe todas as variáveis que estiverem ao seu alcance, fala relatórios e extraia deles o máximo de informações e faça com que seu trabalho esteja em constante evolução. Dedique-se e os resultados aparecerão com o tempo!

Já entendeu o que é o marketing digital e está cheio de ideias para o seu negócio? Compartilhe as suas experiências e contribua com outros empreendedores!

Deixe seu comentário aqui no blog!