VINTAGE?

Palavras novas surgem na mídia diariamente e é normal que você não conheça todas. Aliás, você sabe o que é estilo vintage? 

No post de hoje, vamos explicar o que é essa palavra que está tão em voga e como é possível aproveitá-la na produção de camisetas. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é estilo vintage?

A palavra vintage é oriunda da língua inglesa e quer dizer “vinho do porto”. Seu significado dá a ideia de que, quanto mais velho algo for, melhor será. Portanto, tudo pode ser vintage quando se retorna a algo do passado para ditar uma moda, elaborar uma decoração ou desenvolver uma obra literária.

O mais comum é o retorno de características do período que vai da década de 20 até a década de 60 do século XX. As pessoas que o adotam, normalmente, são consideradas indivíduos com bastante atitude, autênticos e que ultrapassam os aspectos estéticos modernos. É bom ressaltar que o “antigo” presente nessa tendência não possui um sentido pejorativo, pelo contrário.

Como utilizar o estilo vintage na produção?

É possível utilizar coisas vintage de formas variadas: para decorar seu escritório ou sua casa e até mesmo se vestir — principalmente nas camisetas. Confira!

Na decoração

Se o seu foco for na decoração da casa, saiba que alguns móveis e papéis de parede podem dar um ar vintage ao lugar. Opte por mobílias clássicas com os cantinhos mais arredondados e mais desgastados.

Busque em bazares, lojas antigas ou antiquários – nesses lugares é possível encontrar achados incríveis. Procure por opções de ornamentação para o ambiente que tenham esse estilo, como relógios, vitrolas, cadeiras de balanço, escrivaninhas e máquinas antigas.

Caso pretenda remodelar o escritório, busque por peças com estilo antigo, como tapetes, quadros e enfeites de mesas, mas nada que tire o ar profissional do seu trabalho.

Na produção de estampas

Para produzir suas estampas, imagine-se decorando a própria casa! Você pode usar como inspiração artistas famosos que usaram e abusaram das estampas, como a banda The Beatles.

Também vale se basear em referências do passado que, atualmente, tornaram-se obras cult, como os filmes “A mulher invisível” e “Em algum lugar do passado”, e possuem, nitidamente, o estilo de época.

Vestir-se com acessórios e roupas vintage não é igual a ser caricato. O ideal é ir inserindo, aos poucos, os elementos dessa moda nas peças que você produz.

Outra sugestão interessante é buscar por ideias do passado relacionadas àqueles produtos que não estão mais nas prateleiras; roupas, brinquedos, comidas etc. Um bom exemplo disso são os refrescos Crush e Grapette, que sumiram dos mercados, mas são uma saudade eterna dos antigos jovens e atuais adultos.

Nesse caminho, você vai atingir um grupo diversificado, tanto de jovens que querem adquirir uma tendência que remete a uma época que eles não participaram, quanto de adultos que desejam relembrar os bons e velhos tempos!

Sabendo o que é estilo vintage e como utilizá-lo em suas produções, você pode ter sucesso na criação de moda e de decoração e atingir resultados significativos para o seu negócio.

Gostou do nosso post? Para ficar sempre por dentro das nossas novidades, assine nossa newsletter e receba atualizações diretamente em sua caixa de entrada!