Se você precisa resolver um problema ou buscar ideias inovadoras para sua empresa, talvez esteja precisando fazer um brainstorming. 

Em termos gerais, brainstorming consiste em reunir um grupo de pessoas e discutir soluções para um determinado problema. Em um primeiro momento, nada é descartado e testes de viabilidade são feitos com todas as possiveis soluções.

No post de hoje, separamos informações essenciais para você entender de vez o que é brainstorming e como potencializar os resultados do seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é brainstorming?

Para assimilarmos melhor essa técnica, precisamos entender seu conceito. Em tradução direta, o termo brainstorming pode ser compreendido como uma “chuva de ideias” ou  “atacar um problema com ideias”, como definiu o criador da expressão, Alex Faickney Osborn.

A estratégia é utilizada para sanar as mais diferentes situações no mundo do empreendedorismo: desde a simples busca de ideias para novas estampas de camiseta, à criação de um e-commerce especializado ou, até mesmo, novas possibilidades de capitalização para um novo negócio.

Como fazer um brainstorming?

O primeiro passo é apresentar o conceito de brainstorming para todos os envolvidos –  mesmo não sendo algo novo, muitos não estão familiarizados com o processo.

Na sequência, você deve apresentar o problema-foco da reunião de brainstorming. Por exemplo: “como gerar novas fontes de capitalização para o meu blog?”.

A definição do tema é essencial, pois direciona o raciocínio de todos os participantes para a solução do problema.

DICA: Você pode divulgar o tema alguns dias antes para que os participantes possam chegar preparados para a discussão.

Além disso, outros pontos relevantes são:

Escolha do local

Para a realização do brainstorming, você deve escolher um local tranquilo, fresco e que não possibilite perturbações durante a reunião.

Estabelecimento de um mediador

Manter a organização de ideias e pessoas é parte crucial de um brainstorming de sucesso e, para isso, a definição de um mediador é imperativa.

Prazo 

Determinar uma hora para começar e, principalmente, para encerrar a reunião é fundamental, pressionando assim a equipe a propor ideias e aproveitar melhor o tempo.

Estimular fluxo criativo

Estimule a criatividade dos participantes por meio de vídeos, revistas ou análises de cases de sucesso.

O que não fazer em um brainstorming?

Para garantir a eficácia de um brainstorming, certas coisas devem ser evitadas a todo custo. São elas:

Censura

Em uma reunião de brainstorming não existem ideias ruins ou descabidas. A censura por parte do mediador, ou dos colegas, poderá bloquear o fluxo criativo dos demais participantes.

Deixe as ideias fluírem livremente – a avaliação de viabilidade será realizada em um segundo momento.

Interrupções

Ligações durante a reunião, pessoas entrando e saindo, e quaisquer outros tipos de interrupção não podem ser aceitas. Essas pausas quebram a linha de raciocínio dos participantes, reduzindo o fluxo e a qualidade das ideias.

Conflitos

É fundamental que todos os participantes tenham em mente que o brainstorming é um processo colaborativo, então não existe uma ideia melhor do que a outra. Conflitos neste sentido também interferem negativamente nos resultados.

Monólogo

Em um brainstorming, todos devem falar e contribuir; não permita que apenas uma pessoa fale o tempo todo.

Então agora que você já sabe o que é brainstorming, vá correndo mobilizar sua equipe! Se ainda ficou com alguma dúvida ou se tem experiências para compartilhar com a gente, deixe nos comentários!