Já se deparou com uma campanha de marketing que passou dias sendo tema de conversa entre amigos, foi compartilhada nas redes sociais exaustivamente e até chegou a virar meme? Se pararmos para pensar um minuto, vários nomes, marcas e até os bordões vêm à mente, não é? Qual foi o segredo para esse sucesso?

Cada vez mais, as marcas estão apostando em campanhas de marketing viral para fazer com que seus nomes fiquem conhecidos nas redes sociais, ganhar mais seguidores e aumentar as vendas de determinado produto. Os objetivos são os mais diversos, mas o que podemos perceber é que, seja qual for o segmento da empresa, essas campanhas são sempre criativas, surpreendentes e marcam nossa memória.

E qual a receita para fazer uma campanha de marketing viral daquelas com números astronômicos de compartilhamentos nas redes sociais? Não existe exatamente uma fórmula certa a seguir, mas a verdade é que essas campanhas — seja para vender camisetas ou carros — têm alguns segredinhos em comum. É o que você vai conferir nas nossas dicas abaixo!

1. Mantenha-se atualizado

Ficar de olho nas tendências é o primeiro passo para criar uma campanha que prenda o interesse do público. A maioria dos virais está diretamente ligada a assuntos que estão em alta com o público.

Procure estar sempre a par de notícias do mercado, famosos e até memes que estejam fazendo sucesso. Quanto mais o público se identificar com a mensagem, mais propenso a compartilhar estará.

2. Utilize-se de emoções

Se o seu viral não desperta nenhuma emoção forte, o público não terá motivo para compartilhá-lo. É muito importante procurar elementos que façam com que as pessoas riam, chorem ou se emocionem.

Emoções são determinantes nas decisões, seja de compra ou até mesmo de compartilhamento na internet. Mas cuidado: sentimentos negativos, como raiva e dúvida, podem ter o efeito contrário e prejudicar sua marca.

3. Pense no melhor formato

Para que uma campanha de marketing viral seja vista e compartilhada, precisa ser de fácil acesso e assimilação. Vídeos, áudios e imagens funcionam melhor, pois não exigem muito esforço para serem absorvidos.

Isso não quer dizer que materiais escritos também não funcionem. Como demandam mais concentração do leitor, uma saída é o uso de listas, uma vez que facilitam a leitura e a assimilação.

4. Não copie

Pode ser tentador, mas só porque uma campanha foi sucesso uma vez, não quer dizer que vai ser novamente – por quê as pessoas compartilhariam a mesma coisa de novo?

Pense fora da caixa e procure surpreender, despertar a curiosidade e estimular o debate e o compartilhamento. Isso vai atrair clientes para sua marca de uma forma espontânea e fazer com que eles associem ao seu produto o que sentiram.

5. Esqueça um pouco seu produto

Não adianta forçar, as pessoas não estão interessadas em compartilhar uma campanha publicitária óbvia. Por isso, use sua criatividade para levar uma boa experiência ao expectador e fazer com que ele guarde lembranças positivas da sua marca.

Com essas dicas, você já tem a base necessária para fazer uma campanha de marketing viral de sucesso. Lembre-se, no entanto, de que isso pode levar tempo, exigir muita dedicação e algum investimento em campanhas patrocinadas. Enquanto isso não acontece, que tal assinar nossa newsletter para receber mais conteúdo como este em primeira mão?