Investir na qualidade dos produtos e compreender o seu mercado é obrigação. Sem isso sua empresa jamais vais crescer e se destacar no mercado.

Foi pensando em explicar porque a qualidade é assim tão importante que fizemos a postagem de hoje. Vamos abordar o conceito de qualidade e apontar vantagens de se trabalhar com produtos de qualidade.

O que é qualidade?

Uma das definições de qualidade no dicionário é: Grau de perfeição, de precisão, de conformidade a um certo padrão. Ela é reconhecida quando o produto satisfaz as necessidades do cliente de forma plena, gerando satisfação e boas experiências de uso.

Satisfazer os clientes não é uma tarefa fácil. Os mais diversos fatores devem ser levados em conta: matérias-primas de qualidade, boas práticas de produção, padronização dos produtos e serviços. Tenha um controle de qualidade rigoroso e assista o crescimento do reconhecimento dos clientes.

 

Como a qualidade dos produtos afeta a minha empresa?

Produtos de boa qualidade trazem mais vantagens para a sua empresa do que você imagina:

1. Reputação de marca

Sem dúvida, esse é o principal ponto em que a sua empresa pode ser afetada pela falta de qualidade. Se você trabalhar com baixos padrões de produção e matérias-primas de qualidade duvidosa pode passar a ter “fama” de marca de segunda linha e esse pode ser o começo do seu fim. 

E isso vale para todos! Mesmo que você opte por trabalhar com uma política de preços baixos, jamais deverá negligenciar a qualidade dos seus produtos.

2. Experiência de marca

Quando um cliente tem experiência positiva, as chances de ele voltar e adquirir outros produtos da sua empresa são muito maiores.

Além do consumo recorrente, ele ainda pode divulgar a sua empresa de forma voluntária. O boca a boca ainda é uma das melhores ferramentas de divulgação.

3. Maior valor percebido

Se a qualidade da sua empresa é reconhecida, as pessoas ficarão mais dispostas a pagar um preço mais alto pelos produtos. Fatores como design, qualidade do material, acabamento e atendimento influenciam diretamente no valor agregado dos seus produtos.

A partir daí, a conta fica fácil: quanto maior o valor de venda, maior o faturamento da sua empresa! 

4. Valorização de marca

Conhece alguma empresa com alto valor de mercado ou  que tenha status de marca premium que não tenha produtos de qualidade ou que não preste atenção nos seus clientes?

 

Somente a qualidade dos produtos é importante?

Não. Existem muitas empresas que, apesar de trabalharem com produtos de excelente qualidade, não cultivam o bom atendimento e esquecem dos clientes no pós-venda e pagam um alto preço por isso.

Possuir uma equipe bem treinada para atender os clientes de forma rápida e respeitosa, implantar uma estratégia de fidelização e facilitar a prestação de serviços pós-venda aos consumidores é parte essencial para a qualidade da experiência dos clientes.

Como afirmamos no começo desta postagem, a qualidade dos produtos é composta por diversos fatores e, se você quer ganhar espaço no mercado, deverá se importar com eles.

Agora que você já entende um pouco mais sobre a importância da qualidade dos produtos para a sua empresa, compartilhe este post em suas redes sociais e demonstre que também se preocupa com a qualidade!