Muita gente ainda pensa que criatividade é um do e que apenas alguns seres especiais conseguem enxergar as situações de uma maneira diferente… mas na verdade ela pode ser desenvolvida a partir de algumas estratégias simples. Qualquer um pode ser mais criativo!

A criatividade pode ajudá-lo a resolver problemas práticos do dia a dia, a ter jogo de cintura para argumentar com quem tem ideias diferentes das suas e a ter ideias inovadoras no trabalho.

A seguir, damos algumas dicas para você ser mais criativo. Continue a leitura e confira!

Como ser mais criativo no dia a dia? 

A rotina e o estresse podem ser fatores desestimulantes quando o assunto é criatividade. Mas é possível mudar isso. Veja só!

1. Acostume-se a pensar de outras maneiras

Se todo mundo vai pelo mesmo caminho, seja a pessoa que enxerga novas possibilidades. Se há um problema a ser resolvido e ninguém consegue pensar em soluções, investigue a questão, entenda se é, de fato, um problema e tente estabelecer relações entre as ideias que já foram dadas ou soluções já aplicadas.

2. Crie esquemas lógicos para explicar problemas

Precisa explicar um problema para alguém ou ajudar a resolvê-lo? Coloque no papel de forma que a pessoa consiga enxergar a solução. Os esquemas lógicos são a forma mais visual de fazer isso e ainda o ajudarão a entender com maior profundidade as situações que vivencia.

Desenhos e esquemas são formas de raciocinar diferentes da escrita e da fala. 

3. Ouça música, veja filmes, desenhe

A arte nos ajuda a perceber as coisas de outras maneiras. Muitas vezes, ficamos tão focados em uma ideia que tudo de que precisamos é nos esquecer dela.

Está com dificuldade de avançar em um projeto, precisando de novas ideias, mas nada aparece? Desligue-se um pouco. Ouça seus artistas favoritos, veja algum filme que ainda não teve tempo de ver, enfim, pare de pensar por algum tempo no assunto e se deixe absorver pela arte.

4. Seja curioso

Todo criativo é, na realidade, um curioso. Está sempre lendo, pesquisando e descobrindo assuntos diversos. Por isso que ele tem uma bagagem muito maior e mais aprofundada sobre temas sobre os quais nem todo mundo descobriu.

Gosta de quadrinhos, de desenhos ou de cinema? Invista em saber mais sobre isso.

5. Esteja aberto a novas experiências

Quem não arrisca pode nunca ter grandes problemas, mas também nunca vai conseguir nada surpreendente. Tem ideias para um novo negócio? Vá em frente! Pensou em uma estratégia de marketing inovadora? Tire-a do papel!

As novas experiências o tiram da zona de conforto e exigem que você tente se adaptar a novas situações e desafios.

6. Valorize sempre suas ideias

Insegurança é normal. Mas você precisa começar a confiar no seu taco ao apresentar as suas ideias. As pessoas dão mais crédito à quem é autoconfiante e, ao ouvir as suas opiniões, elas podem ajudá-lo a desenvolvê-las melhor.

Não subestime essa troca!

7. Faça perguntas

Você não é obrigado a acreditar em tudo o que dizem, ok? Está em dúvida sobre um projeto? Quer entender melhor sobre um assunto? Pergunte. Nunca saia de uma conversa sem conhecer muito bem as ideias a favor e contra às suas. O criativo é, antes de tudo, um questionador. 

8. Combine ideias novas e antigas

​As coisas não surgem do nada. Portanto, não pense que conhecer ideias antigas é perda de tempo. O que já foi feito pode servir de inspiração para criar ideias inovadoras e soluções que não haviam sido testadas. Combine ideias antigas e novas.

Por exemplo, se está pensando em criar estampas para camisetas (uma ideia antiga), que tal pensar em desenhos de artistas novos, que nunca foram usadas (ideia nova)? 

O que você faz no dia a dia para ser mais criativo? Escreva aqui nos comentários!