Com o avanço da tecnologia, estar presente no mundo virtual é essencial para alcançar consumidores que jamais teriam acesso à sua loja física e melhorar os resultados do seu negócio. Não tem jeito, você precisa aprender como montar uma loja virtual de camisetas.

Além de aumentar o seu faturamento, a loja virtual proporcionará uma maior atenção para sua marca, destacando os seus produtos da concorrência.

Mas, para que tudo isso funcione, é preciso estar atento a alguns detalhes que interferem no sucesso do seu negócio. Quer saber quais são eles? Continue a leitura até o final que contamos para você!

Faça um bom planejamento

O planejamento é o primeiro passo que você deve dar antes de tomar qualquer tipo de decisão. De início, você precisa definir qual será a plataforma utilizada para vender suas camisetas.

Nesse momento, vale ressaltar que existem plataformas que permitem aos usuários criarem lojas virtuais para venda de camisetas próprias e personalizadas. Elas cuidam de toda a operação de venda online de roupa para marcas. Além disso, essas plataformas também criam mockup dos produtos e colocam à venda.

A grande vantagem é que se você vender, a plataforma produz, entrega e, inclusive, atende os clientes. Porém, se a venda não se concretizar, você não gasta nada.

O planejamento financeiro também é muito importante, pois mesmo que os custos de abrir uma loja virtual sejam menores que os custos de uma loja física, você precisa ter bom planejamento eficiente para não colocar em risco o bom desenvolvimento do seu negócio.

Defina o seu público

Tentar vender para quem não tem interesse algum no seu produto é jogar dinheiro no lixo — literalmente. Devido a isso, é de suma importância definir qual é o público que a sua empresa atenderá. Mas como fazer isso?

Procure entender qual é o comportamento dos seus potenciais clientes, quais são seus hábitos, que lugares costumam frequentar, o que gostam de comprar e o que os leva a adquirir um determinado produto. As redes sociais são ótimas alternativas para colher esse tipo de informação, pois elas oferecem ferramentas que facilitam todo esse trabalho.

Feito isso, a tarefa de organizar ofertas que vão atrair a atenção dos seus potenciais clientes e aumentar o ticket médio de cada um deles será mais fácil.

Estabeleça as formas de pagamento

As formas de pagamento são um dos principais fatores que impactam a decisão de compra do seu cliente. Desse modo, você deve oferecer diversas opções para que ele sinta-se confortável para fechar o carrinho.

Dentre as modalidades de pagamento mais comuns estão:

  • cartão de crédito e débito;

  • boleto bancário;

  • transferência online;

  • carteiras digitais — também conhecidas como e-wallets.

Não é possível afirmar qual forma de pagamento é melhor, pois isso varia de acordo com o perfil de cada público. Sendo assim, você deve analisar todas as vantagens e desvantagens de cada modalidade, levando em consideração que, nesse caso, a quantidade de alternativas pode ser sinônimo de qualidade.

Portanto, você deve considerar os seguintes pontos:

  • perfil do seu público;

  • análise do mercado;

  • cobrança de taxas;

  • diferença nos prazos;

  • facilidade de integração;

  • experiência do usuário;

  • segurança.

Tenha uma ideia original

O segmento de vestuários é muito concorrido, desse modo, a originalidade pode se tornar o grande diferencial do seu negócio. Essa prática pode melhorar o posicionamento da sua marca no mercado, ganhando a preferência dos seus consumidores. Oferecer ao seu consumidor um produto único e exclusivo, certamente, vai encantá-lo.

Outro ponto que você precisa levar em consideração é a diversificação. Afinal, é preciso contar com alguns modelos diferentes para agradar todos os gostos.

Apostar em um nicho específico também pode ajudar a aumentar as suas vendas. Você pode trabalhar apenas com camisetas das séries de sucesso, como Game of Thrones e Stranger Things.

Use um design simples e materiais de qualidade

A qualidade é um dos principais fatores que influenciam na fidelização dos clientes. Ao contar com materiais de boa qualidade, você pode dominar boa parte do mercado. Além de fazer com que o consumidor volte a comprar na sua loja virtual, também existirá a chance dele indicar o seu site para seus amigos e familiares.

Você também pode apostar em um design simples, o qual facilitará a sua produção e, consequentemente, poderá diminuir os seus custos, fazendo com que o seu preço final também possa se tornar um bom diferencial do seu negócio.

Estude bem as técnicas para criação de camisetas

Basicamente, você pode trabalhar com 3 técnicas para criar suas camisetas: impressão digital, sublimação e serigrafia. Assim sendo, é de suma importância que você estude bem essas técnicas, a fim de avaliar qual se encaixa melhor no seu negócio.

Na impressão digital a estampa é diretamente aplicada no tecido, porém, os custos com a manutenção da máquina fazem com que ela ainda represente uma pequena parte do mercado.

Com a sublimação, você pode imprimir uma foto na camiseta, por meio de uma prensa térmica aquecida. Esse procedimento dura em torno de 20 a 25 segundos. Sendo assim, as estampas podem ser criadas sob demanda.

Já na serigrafia é necessário impermeabilizar o tecido. Atualmente, os produtos fotossensíveis são os mais utilizados. Essa técnica torna-se mais vantajosa quando há grande volume de pedidos, mas as possibilidades de personalizar o seu design diminuem.

Fique atento à logística

A logística é um ponto muito importante dentro de uma loja virtual, pois ela exerce uma grande influência na hora da compra e pode até aumentar a sua taxa de conversão.

De início, normalmente, as vendas começam em poucas proporções. Enquanto isso, você pode gerenciar a logística da sua loja virtual internamente.

Mas, à medida que o número de pedidos crescer, é necessário procurar outras alternativas. Nesse caso, a terceirização dos serviços de logísticas pode ser uma ótima opção. Dessa forma, você consegue entregar suas camisetas dentro do prazo estipulado, garantindo a satisfação do cliente.

Viu só como montar uma loja virtual de camisetas não é tão simples? São muitos fatores que devem ser levados em consideração para não desagradar o consumidor. Devido a isso, é de suma importância que você busque informações com profissionais que compreendem bem esse mercado e possam orientá-lo da melhor maneira possível.

Agora que você já sabe como montar uma loja virtual de camisetas, acesse nosso artigo e aprenda a montar um home office para criá-las! Boa leitura!