Trabalhar de casa tem se tornado cada vez comum por possuir inúmeras vantagens, desde evitar o grande estresse causado pelos deslocamentos até permitir um horário mais flexível. Se você já trabalha de casa, ou pretende, é importante saber como montar um home office que favoreça o seu desempenho e a sua concentração.

No post de hoje trouxemos algumas dicas para que você monte o local de trabalho com o seu estilo e que favoreça a sua produtividade e o seu conforto – afinal, você precisa se sentir bem em seu local de trabalho e ficar livre de distrações.

1. Defina um local

Trabalhar em casa não significa trabalhar pela casa inteira. Para montar o seu home office é preciso escolher um lugar específico de trabalho. Se a sua casa possui um quarto vago ou algum outro cômodo separado, ele é a melhor opção.

Como a maioria das pessoas não possui um cômodo disponível, a melhor solução é selecionar um cômodo que possua mais espaço (quarto, sala, etc.) e liberar um pedaço para o seu home office.

Não é preciso muito: uma parede ou um canto livre já pode ser utilizado como escritório. O importante é exercitar a sua criatividade.

2. Escolha os móveis

Os móveis básicos para um home office são a mesa e a cadeira, mas a escolha deve ser criteriosa. Leve em conta que passará longos períodos nelas, portanto, conforto não é um luxo – é vital.

Cadeiras com rodinhas, ajuste de altura e ergonômicas são um investimento obrigatório, mesmo saindo um pouco mais caro do que opções mais simples, pois é um investimento que valerá a pena ao longo prazo.

A altura da mesa também é essencial que seja observada. Longos períodos com os braços muito altos podem trazer uma série de riscos à saúde, incluindo alguns tipos de lesão, como tendinite ou inflamação nas juntas. Assim, prefira mesas que se adequem ao seu perfil.

3. Decore com criatividade

Ao contrário dos escritórios convencionais, em um home office é possível usar e abusar da decoração a fim de conectar o espaço à sua personalidade e estimular a sua criatividade. Por que não montar uma mesa com cavaletes coloridos? E que tal uma cadeira de cor diferenciada?

Além dos móveis, você poderá utilizar quadros, esculturas, action figures, papéis de parede vintage, cores sólidas nas paredes e plantas. E por falar nelas, são um excelente objeto decorativo e trazem leveza ao ambiente, incorporando elementos externos em seu ambiente de trabalho.

Contudo, é preciso ter cuidado para não exagerar, pois o excesso de informação visual em um home office pode interferir em seus níveis de criatividade, concentração e produtividade.

4. Invista em iluminação

Um ambiente escuro pode minar o seu poder de concentração e te deixar sonolento. Ao escolher um local para o seu home office, procure por locais com bastante iluminação natural, mas, ainda assim, é preciso colocar uma lâmpada para iluminar melhor.

A adoção de abajures é uma ótima pedida, pois, além de iluminar, são ótimas peças de decoração e trazem requinte e modernidade ao seu escritório, sejam abajures de mesa ou de parede.

Atualmente, existem diversas fontes de inspiração na internet para você montar o seu home office. Contudo, é preciso ter cuidado na escolha de suas referências. Muitos exemplos que se encontram na internet são lindos, mas pouco funcionais.

Agora que você já sabe como montar um home office, aproveite a sua visita ao nosso blog e veja essa postagem com 4 técnicas para aumentar a sua produtividade e otimizar a sua rotina!