A criação de anúncios no Facebook tornou-se parte fundamental de qualquer estratégia de marketing online de resultados.

Para descobrir como criá-los e fazer bom uso deles, é necessário seguir alguns passos. Continue a leitura e aproveite as nossas dicas para obter bons resultados. 

Crie uma fanpage

Este é o primeiro passo para qualquer empresa, pois é na fanpage que você divulgará suas postagens e anúncios. Lembre-se de que empresas devem ter página — e não perfil — sob o risco de sofrer penalidades pelo Facebook.

Planeje seus anúncios

Antes de mais nada, você precisa definir qual será o objetivo de seu anúncio. Atualmente, o Facebook oferece algumas opções de divulgação específicas, com os seguintes objetivos:

  • obter mais visitantes para o seu site;
  • promover seu negócio localmente;
  • promover sua página;
  • impulsionar sua publicação;
  • fazer com que mais pessoas entrem em contato.

Para facilitar a compreensão, vamos supor que você deseja aumentar as vendas de camisetas de seu blog. A opção que melhor se enquadra às suas necessidades é “obter mais visitantes para o seu site”, afinal, é lá onde o usuário poderá comprar sua camiseta.

Além do objetivo de sua campanha, defina qual será o orçamento diário a ser investido no anúncio, alinhando o orçmento da campanha aos seus objetivos.

Crie sua campanha

A primeira coisa a ser feita é escolher um dos cinco tipos de campanha que já vimos acima. Vamos manter o exemplo e utilizar a opção de obter mais visitas para o seu site.

Conjunto de anúncios

O primeiro passo para criar seu anúncio é indicar o público que você deseja atingir com a campanha. No Facebook, existem três tipos de segmentação de público que você pode utilizar:

  • Segmentação por interesse

Você segmenta o público-alvo de sua campanha de acordo com os interesses que eles possuem em suas biografias no Facebook, páginas curtidas, jogos que utilizam e os grupos dos quais fazem parte.

  • Público personalizado

Aqui, você utiliza as informações de uma base de dados de clientes conhecidos, seja por uma lista de e-mails, IDs do Facebook, visitas ao seu site ou atividades em aplicativos.

  • Público semelhante ou lookalike

Nessa modalidade, você buscará públicos parecidos com o público personalizado que você já definiu anteriormente. Esse tipo de segmentação aumenta bastante a possibilidade de encontrar clientes potenciais.

Você conta, ainda, com a possibilidade de optar por veicular sua campanha também no Instagram.

Próximo passo é indicar a verba diária que poderá ser gasta por seus anúncios. Se for a sua primeira campanha, recomenda-se que o orçamento diário seja baixo para verificar a efetividade dos anúncios e se o público está adequado.

É importante sempre escolher a opção de otimização para cliques e não para impressão. A otimização por impressão é muito útil para estratégias de fixação de marca, o que não é o caso de nosso exemplo.

Em seguida, em programação, defina para exibir os anúncios continuamente. Desse modo, o Facebook ajusta seus anúncios para que apareçam de forma homogênea durante o período da campanha.

Anúncio

É neste momento em que você desenvolverá o design e o conteúdo de seu anúncio. Você poderá utilizar diversas imagens e vídeos. Contudo, vamos começar pelo mais simples.

Clique na parte superior onde está a opção “criativo do anúncio” e insira o conteúdo e a imagem que você deseja utilizar em seu anúncio.

Ainda nesta aba, insira o link de seu site. Nesse caso, você poderá redirecionar os usuários diretamente para a página de vendas de camisetas em seu site, o que você precisa fazer é inserir o link para esta página diretamente.

Em seguida, defina o CTA (Call to Action) a ser utilizado nas postagens. Para a nossa campanha, utilizaremos a opção “saiba mais”.

Após realizar todos os ajustes indicados, crie o anúncio e você será direcionado para incluir créditos em sua conta. Você terá a opção de inserir os créditos via boleto (se for uma conta nova) ou via cartão de crédito.

Assim que os créditos estiverem disponíveis em sua conta, sua campanha começará a rodar!

Quer saber mais sobre a criação de anúncios do Facebook? Curta nossa página e fique por dentro das melhores novidades!