Se você quer comercializar roupas, mas não tem conhecimento de design, não se preocupe: você pode investir nas estampas famosas e mais importantes da atualidade, sem precisar criar um tipo novo. Elas têm um sucesso garantido e muitas pessoas já têm um lugar reservado no guarda-roupa para elas.

Neste post trazemos as estampas mais famosas da atualidade, a história de cada uma e dicas de como elas podem ser usadas. Boa leitura!

Xadrez

As estampas em xadrez estão na moda novamente. Elas foram fenômeno na década de 80 e agora voltaram às passarelas. Os tipos de xadrez mais importantes atualmente são o pied de poule e vichy.

Pied de poule

Esaa estampa é o tipo de xadrez estilo “pé de galinha”, pois os padrões não são quadrados, mas assemelham-se aos pés da ave. Foi bastante usado pela alta sociedade nos séculos 19 e 20. Contudo, ela foi eternizada na atualidade por Coco Chanel, tendo usado em seus ternos femininos em 1920.

Vichy

É um tipo de xadrez que surgiu na década de 50 na França. A diferença dele para os outros xadrezes é a simplificação: as divisões entre as cores são bem visíveis e os espaçamentos bem definidos. É o tipo de estampa comum nas toalhas de piquenique. Os quadrados podem ser pequenos ou bem grandes, e é possível usar qualquer tipo de cor.

Esse tipo de estampa tem sido usado com calça vinilizada ou com outras estampas, como de listras.

Oncinha

A estampa de oncinha tem uma relação de amor e ódio entre os fashionistas: alguns amam e outros odeiam. Ela estava sumida por algum tempo, mas é a tendência para o verão de 2018. Por volta da década de 90, essa estampa era ligada às mulheres mais extravagantes, mas agora está presente em diversas vitrines e é considerada até uma peça neutra.

Paisley

Foi a estampa mais famosa dos anos 70 na cultura hippie e ainda está em alta. Ela une as estampas de xales de caxemira com os formatos de folhas distorcidas e curvas. A estampa recebe o nome Paisley por ter sido muito produzida em uma cidade de mesmo nome na Escócia. Esse desenho pode ser usado em qualquer tipo de situação, mas combina com roupas soltas e tecidos finos.

Chevron

Essa estampa já faz sucesso na moda e agora é mais uma tendência para decoração, seja nas paredes ou nos móveis. Ela recebe esse nome porque Chevron significa “espinha de peixe” em francês, ou seja, ela é um tipo de zigue-zague que pode ser tanto de uma única cor como várias linhas desse padrão, uma embaixo da outra com cores diferentes.

Poá

A poá é a famosa estampa de bolinhas, que foi muito usada na década de 50 nos looks de pin-ups. Alguns atribuem a paternidade da estampa a Walt Disney, por tê-la usado na personagem Minnie Mouse, criada em 1928. Outros acreditam que a primeira menção a essa estampa foi em 1854, sob o termo “polka dot”, em uma revista. Essa estampa esteve muito presente nas passarelas da Semana de Alta Costura de Paris, em 2017, portanto, é a tendência para o inverno de 2018.

Liberty

A estampa liberty consiste em um padrão floral, no qual as flores são bem pequenas, deixando o tecido com uma aparência delicada. Ela tem esse nome por causa da loja inglesa Liberty of London, pioneira nessa padronagem desde 1861. Além disso, é o tipo de estampa que fica bem para qualquer tipo de corpo e pode ser usado com jeans ou, até mesmo, veludo.

Todas essas estampas que listamos aqui estão fazendo sucesso no mundo da moda e podem gerar êxito também para você e sua loja — então, invista nelas! Não tenha receio de utilizar algo que já existe, pois essas estampas famosas já provaram sua importância nas passarelas dos desfiles mais famosos.

Gostou do post? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre as estampas famosas da atualidade!