Ser produtivo todo o tempo é praticamente impossível, mas em alguns períodos do dia sua produção precisa estar 100%, caso contrário, haverá consequências. Para evitar esse tipo de situação, é importante pôr em prática algumas técnicas de aumento da produtividade.

Essas técnicas vão ajudar você a manter o foco ao promover o aumento da sua disciplina e da sua criatividade, e assim você desempenhará as atividades diárias com mais rapidez e eficiência.

Mas quais técnicas são essas? É isso que vamos mostrar a você neste artigo. Continue lendo e conheça as principais técnicas de produtividade para otimizar a sua rotina!

1. Pomodoro

A técnica Pomodoro proporciona mais concentração e disciplina na hora de realizar as suas atividades, principalmente, se você tiver sérios problemas com a procrastinação.

A técnica consiste em trabalhar 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos. Depois de 4 ciclos, você pode fazer uma pausa maior de 15 ou 20 minutos. Ela ajuda a ter mais foco na execução das tarefas e, com o tempo, você pode personalizar seus “Pomodoros” da maneira que achar melhor.

2. Lei de Parkinson

A lei de Parkinson foi criada com base nas pessoas que se sentem pressionadas quando precisam cumprir alguma tarefa “em cima da hora”. A ideia dessa técnica é simular um prazo menor para a realização das suas atividades, fazendo com que elas sejam concluídas com mais rapidez .

Porém, antes de aplicá-la, é preciso avaliar se o projeto não necessita de uma atenção especial, devido à sua extensão ou complexidade. Nesses casos, essa técnica não é indicada para que não haja perda na qualidade da entrega do serviço.

3. Getting Things Done (GTD)

Essa técnica é direcionada para as pessoas que têm muito serviço a fazer, mas não sabem por onde começar. Ela funciona da seguinte maneira:

  • sempre que se lembrar de algo que você não pode esquecer depois, anote imediatamente;
  • no final do dia, faça uma revisão das suas anotações e realize um planejamento das suas próximas horas de trabalho;
  • por último, organize suas tarefas por prioridades, a fim de otimizar o seu tempo.

Esse planejamento servirá como uma ferramenta para que você não precise ficar preocupado enquanto estiver sobrecarregado com outras atividades importantes.

4. Meditação Hong-sau

Ao contrário do que você pode estar imaginando, essa técnica não tem nada a ver com nenhuma crença. Ela serve para aumentar a sua concentração, e pode durar entre 5 minutos a 1 hora. Tudo vai depender da sua disponibilidade e da sua vontade.

Acompanhe o passo a passo:

  • sente-se em uma cadeira, em um colchonete ou no chão e deixe a sua coluna reta;
  • entoe em sua cabeça o mantra hong, inspirando lentamente;
  • ao expirar, recite em sua mente o mantra sau;
  • concentre-se no ar que entra e sai de seus pulmões;
  • em seguida, quando estiver bem relaxado, mantenha a sua atenção no centro da testa e continue seguindo os outros passos.

As técnicas de produtividade são excelentes aliadas para otimizar a sua rotina. Por isso, se você sente dificuldades para lidar com a procrastinação, elas precisam ser implementadas no seu dia a dia com a maior brevidade possível. Manter uma boa produtividade vai ajudar a ter aquela sensação de dever cumprido, aumentando a sua motivação para iniciar um novo dia de trabalho.

Curtiu as nossas dicas? Restou alguma dúvida? Quer compartilhar suas experiências? Deixe nos comentários!